Coaching: breves comentários

Coaching: breves comentários

 

Para nos envolvermos com novos paradigmas, é necessário que fortaleçamos nossas referências. Com a expansão do mercado e a tendência crescente a valorização do capital humano nas organizações, temos o Coaching como uma metodologia que tem se mostrado eficiente ao longo de sua aplicabilidade. Esse breve artigo traz algumas considerações pessoais sobre o processo

 

Uma metodologia eficaz, capaz de modificar o padrão mental (ciclo de pensamentos) do cliente é extremamente necessária no contexto organizacional atual. Não só atendendo somente demandas internas do cliente, mas sim o vendo como um ser íntegro e sistêmico oCoaching vem contribuir com o desenvolvimento pessoal dos indivíduos.

Uma proposta baseada na ação, ou seja, no modo de fazer e na convivência pessoal. Não basta somente pensarmos numa proposta puramente teórica sem convidar o cliente à prática. É necessário buscar colocá-lo em convívio com as conclusões chegadas durante o processo reflexivo, engrenando o motor dialético, para que o Coachee encontre o caminho mais indicado para alcançar seus objetivos. Um caminho alinhado com suas crenças, valores e seus objetivos de vida.

O Coaching convida a todos a pensar no fazer e como fazer. Por se tratar de uma metodologia voltada na aprendizagem, ela consegue fazer o Coachee criar seus próprios caminhos, baseados em sua história de vida, crenças, valores e principalmente na ressignificação quando necessário. Como o Coach não mostra o caminho, e sim convida o Coachee a construí-los, existe uma valorização maior do processo, pois ao refletir o Coachee dará mais valor a oportunidade por se tratar de um caminho que caminha ao encontro de sua personalidade e experiências.

O processo começa quando o indivíduo se depara com um objetivo, pessoal ou profissional, e não consegue traçar um conjunto de ações para chegar até ele. Ao se deparar com o estado atual (momento em que o individuo está) e seu estado desejado (objetivo), vê-se a necessidade da elaboração de um plano de ações para caminhar de um estado a outro. É nesse momento que o Coaching é necessário e fundamental. É o Coach quem vai através da maiêutica e outras ferramentas específicas auxiliar o Coachee a chegar nesse estado desejado criando um caminho de aprendizagem que caminha em mão dupla. O Coachee aprende a criar seus caminhos no processo e o Coach aprende com o processo e a convivência com o Coachee.

As características supracitadas talvez sejam que faça o Coaching ser a grande metodologia e com a validade que tem. Sem dúvidas, um processo de fundamental importância na vida das pessoas que a buscarem.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>