4 perguntas que podem lhe ajudar a definir sua visão de vida.

 

 

www.tavarescontador.com.br

Neste artigo abordaremos 4 perguntas estruturadas que irão lhe ajudar a elaborar a sua visão de vida.

 

Visão.

Quando um aluno do curso de administração ouve a palavra visão, a primeira coisa que vem em sua mente é a visão empresarial, ou seja, aquela que é definida no planejamento estratégico e que determina o que a empresa quer ser, aonde a organização quer chegar no tempo (quando) e no espaço (onde).

Essa prática é muito comum dentre as empresas, mas percebemos que não é muito adotada dentre as pessoas. Se é importante para as organizações definirem o que elas querem ser e aonde elas querem chegar, por que para as pessoas não?
Pensando nisso, veremos abaixo algumas perguntas estruturadas que se forem respondidas corretamente, e de forma realista, poderão ajudar os leitores deste artigo a definir a sua visão de vida.

1. O você quer criar na sua vida através de você que está além de você?
O primeiro aspecto que você precisa definir em sua visão é o que você quer criar através de você, ou seja, através de seu trabalho, através de sua inteligência, através de sua motivação, de sua força de vontade, mas que está além de você, como proporcionar a seus filhos uma boa educação, proporcionar a sua família uma melhor qualidade de vida, proporcionar para sua comunidade mais saúde, segurança e igualdade, dentre outros fatores.

2. O que você quer que esteja mais presente na sua vida?
Nesse questionamento você deve definir o que deseja que esteja mais presente em sua vida num estado futuro. Esses aspectos podem variar de sentimentos, como: mais amor, mais compaixão, mais alegria, até comportamentos, como: mais amizade, mais lealdade, mais bondade, etc.

3. O que você quer que esteja menos presente na sua vida?
Nesse aspecto você deve definir quais os sentimentos e comportamentos que devem estar menos presentes em sua vida em um estado futuro. Como por exemplo: menos raiva, menos rancor, menos ódio, menos ignorância, menos intriga, menos inveja, etc.

4. Qual o mundo que você quer pertencer?
Nesse questionamento você deve definir a qual mundo quer pertencer em um estado futuro, como por exemplo: um mundo ético e com mais oportunidades para os menos favorecidos, um mundo sem preconceitos e com igualdade entre os povos, etc.

Conclusões
Respondendo a essas perguntas estruturadas você estará dando o primeiro passo para definir a sua visão de vida. Entretanto, para que ela se torne sustentável é necessário que você elabore as estratégias que lhe ajudarão a alcançar a sua visão. Essas estratégias são desenvolvidas quando definimos qual a sua missão de vida, o que veremos com mais detalhes em um próximo artigo.
O que nos resta agora é analisar o que essas perguntas podem representar para você, como elas podem lhe ajudar a elaborar a sua visão e como elas podem lhe ajudar a responder a pergunta que não quer calar.

O que você quer ser quando crescer?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>